Podemos afirmar que Marketing de Relacionamento é o casamento duradouro e fiel que toda empresa deveria buscar e manter com seu consumidor. Ele deve começar internamente na sua empresa ou negócio como base da sua cultura, privilegiando o seu consumidor.
Nos tempos atuais, de conjuntura econômica difícil e concorrência acirrada, o Marketing de Relacionamento pode soar como algo só para grandes empresas, mas ao contrário do que se imagina é uma ferramenta indispensável para pequenas empresas e negócios, para retenção e fidelização de clientes.
Eu poderia aqui dar várias sugestões de investimento em Marketing de Relacionamento, mas, gostaria nesse artigo de focar na pequena empresa que tem poucos recursos de investimento, usando apenas ferramentas e soluções que estão ao seu alcance.
Em uma visita a um estabelecimento de telentrega da área de alimentação, observei que os pedidos eram quase que na totalidade realizados por parte dos consumidores via celular, através do aplicativo whatsapp, e o cliente reclamava da sazonalidade dos pedidos. Bom, após ouvir o cliente e analisar o seu negócio, o diagnóstico: o problema e a solução estavam no mesmo lugar, nas suas mãos. Os clientes estavam ali, mas o contato acontecia apenas quando eles faziam os pedidos, a relação com seu consumidor acabava por aí e a as possibilidades também. Não sabia quem eram os clientes, quem eram seus clientes ativos, de quanto em quanto tempo faziam pedidos, qual era o grau de satisfação ou insatisfação, ou seja, tudo por fazer.
E a solução para o problema? Vamos ao básico: cadastro de clientes ativos, grupo no whatsapp para receber promoções, pesquisa de satisfação após envio da telentrega, ampliação dos canais de divulgação e foco na satisfação dos clientes, ou seja, é a velha história: se você não é visto não é lembrado. Bom, esperemos ter ajudado, ainda tem dúvidas? Entre em contato que a Ozone responde.
Por Leonardo, CEO Ozone.